A nova edição do respeitado dicionário da língua inglesa publicado pela Oxford traz expressões ambientalistas em suas páginas. Ali estão, por exemplo, "carbono neutro" (atingir um nível neutro de emissões de dióxido de carbono), "mercado de emissões" (vender ou comprar permissões emitidas por governos ou empresas para emitir uma certa quantidade de CO2) e "pegada ecológica" (quanto de emissões de gases-estufa cada indivíduo responde).
Os editores explicam que há dois tipos de novas palavras: inovações vinda de pesquisa & desenvolvimento, inseridas no cotidiano, e gírias que todo mundo está usando.
Em qual dos dois grupos você acha que as expressões verdes se inserem? Realmente acho que, hoje, estão mais para gírias. Tenho a impressão de que o tema forma uma bolha. Verde virou sinônimo de hype, aquele tipo de negócio que simplesmente pega mal ficar de fora - tal qual aconteceu com a internet dez anos atrás, com dinheiro e atenção e apostas altas. Assim como aconteceu com a World Wide Web, uma hora a bolha vai estourar. E, tal qual a WWW, só os mais fortes e estruturados resistirão.
A ver.
21 setembro 2007
World green web
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
E quando a bolha estourar, onde ficarão os Estados Unidos e demais países que cinicamente afirmam que medidas contra o aquecimento global têm que ser 'voluntárias'? Por falar nisso, saca só o que o representante do governo inglês disse após a reunião que o Bush promoveu hoje lá em Washington: http://escriba.org/novo/?p=1238
A importância das árvores nas cidades
http://blogchicao.tripod.com/
Além de ser habitat de várias espécies vivas as árvores, principalmente as de médio e grande porte, são fundamentais para a vida em uma cidade.
Vejamos alguns benefícios:
- ruas que margeiam praças bem arborizadas chegam a ter uma temperatura inferior em 5 graus de uma rua no centro de uma grande cidade. O mesmo acontece com ruas que possuem grandes árvores nas suas calçadas. Eu medi a temperatura numa dessas ruas arborizadas (28,3 graus) e na rua de cima, sem arborização ou com alguns coqueirinhos (33,8 graus). Isto se deve ao fato do concreto, das pedras da calçada e do asfalto “amplificarem” o calor, que as árvores “absorvem”.
Uma boa idéia seria obrigar através de multas a todas as casas terem uma metragem mínima de área de jardim, com árvores, e que tenha ao menos uma grande árvore na caçada.
- ruas e praças arborizadas possuem uma estética mais agradável, convidando as pessoas a participarem do espaço público, fazendo exercício e cultivando as amizades. Imagine você sair na porta de sua casa e ficar embaixo de uma sombra. Agora imagine sair na porta de casa e ficar debaixo de um sol escaldante. Como dizia o ditado: "sombra e água fresca ..."
- ruas e praças arborizadas aumentam o contato com a natureza, servindo por isto mesmo como elemento diminuidor do stress.
Postar um comentário