A BirdLife International, uma parceria de organizações conservacionistas de diferentes partes do mundo, lançou hoje uma campanha de coleta de fundos para salvar 189 espécies de aves que podem sumir logo do planeta.
Para começar a brincadeira, o povo selecionou 17 bichos. Entre eles está o brasileirinho formigueiro-do-litoral (Formicivora littoralis), que vive nas restingas de Maçambaba, uma faixa estreita e curta no litoral fluminense, onde fica os municípios de Araruama, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia e Saquarema. Uma vez que a mata atlântica é o bioma mais arrebentado do País, nada mais óbvio que as espécies que só vivem ali (chamadas endêmicas) sigam o mesmo caminho.
Segundo a BirdLife, essas aves foram escolhidas pois, além de precisarem de ajuda urgente para sobreviverem, existem pessoas aptas para fazê-lo. Falta o dinheiro, diz o grupo.
Pois minha dúvida é a seguinte: será que as pessoas - você, eu, seu marido, sua avó - estamos prontas para abrir a carteira e dar, digamos, R$ 50 para salvar esse passarinho aí em cima, pequenininho e nada chamativo, que vive num trechinho de 40 km e parece estar com um cruel destino traçado a despeito da minha contribuição?
Crédito: SAVE/Pingo D'Água
Nenhum comentário:
Postar um comentário